sábado, 4 de junho de 2011

A NUDEZ DE NOÉ

 
  Passagem bíblica:".

Gênesis
18. Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram estes: Sem, Cam e Jafé; e Cam é o antepassado de
Canaã.
19. Esses três foram os filhos de Noé, e a partir deles foi povoada a terra inteira.
20. Noé, que era lavrador, plantou a primeira vinha.
21. Bebeu o vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da tenda.
22. Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e saiu para contar a seus dois irmãos.
23. Sem e Jafé, porém, tomaram o manto, puseram-no sobre seus próprios ombros e, andando de costas,
cobriram a nudez do pai; como estavam de costas, não viram a nudez do pai.
24. Quando Noé acordou da embriaguez, ficou sabendo o que seu filho mais jovem tinha feito.
25. E disse: "Maldito seja Canaã. Que ele seja o último dos escravos para seus irmãos".
26. E continuou: "Seja bendito Javé, o Deus de Sem, e que Canaã seja escravo de Sem.
27. Que Deus faça Jafé prosperar, que ele more nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo"
.

Alguns comentários encontrados na internet sobre a passagem:

Noé amaldiçoou seu filho porque ele olhou a sua nudez, no oriente temos outra explicação, quando ele relata que Cam viu a nudez de seu pai pela interpretação do Oriente ele quer dizer que Cam coabitou com seu pai.

Levítico 20:17 usa a expressão “descobrir a nudez” como eufemismo para relações sexuais incestuosas. Isso tem levado alguns a sugerir que o pecado de Cam consistiu em algum tipo de atividade homossexual com seu pai

O pecado de Cam provavelmente consistiu em zombar de seu pai, convidando outros para olharem para aquele insólito espetáculo. Tal zombaria estava em clara oposição ao mandamento de honrar pai e mãe. Tal atitude foi demonstração de imaturidade e irresponsabilidade. Em vez de sentir tristeza pela conduta imprópria do pai, Cam sentiu prazer em espalhar a notícia
------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Qual foi o pecado de Cam?Será que ver o pai nu  foi tão grave assim?
Por que o relato insiste ser Cam "pai de Canaã" (vv18 e 22) quando Cam ainda sequer tem filhos?
Por que Noé quando acorda lança uma maldição a seu futuro neto?
Explicações:

O texto original não diz que Cam viu o seu pai nu, mas sim "que viu a nudez de seu pai" o que não é a mesma coisa./o que é então "ver a nudez" na bíblia?
Levitico usa essa expressão para se referir às relações sexuais com uma pessoa: "não descubrirá a nudez da mulher de seu pai” (18,8), ou seja, não terás relações com a mulher de teu pai,/não descobrirá a nudez de tua irmã (18,9), ou seja, não terás relações com sua irmã,
? ntao Cam ter descoberto a nudez de Noé ,significa que ele teve relações sexuais com ele?
Não.o livro de levitico nos esclarece mais uma vez: "quando a nudez proibida não é de uma mulher,mas de um homem,não esta proibindo a relação sexual com esse homem (*),mas com a esposa desse homem"
Em outras palavras  a nudez de um homem é´sua esposa``. A nudez do pai é a ´´esposa do pai``, a nudez do irmão é a ´´esposa do irmao``:

"não descobrirás a nudez do irmão de teu pai,aproximando de sua mulher, é tua tia.''lev 18,14

 ''se um homem se deita com a mulher de pai, descobre a nudez de seu pai (20,11)
 Resumindo:Dizer que Cam viu a nudez de seu pai Noé ,significa na linguagem bíblica que Noé deitou-se com a própria mãe.
 Assim se entende por que Noé lançou uma maldição;porque seu filho cometeu um incesto,e amaldiçoa seu neto porque nascerá desse incesto e entende-se também porque a atenção é voltada para o futuro neto Canaã,Canaã será maldito desde suas origens por ser fruto de um pecado.
(*) as relação sexuais entre homens eram proibidas .
fontes
--http://setimodia.wordpress.com/2008/06/15/cam-o-filho-de-noe-era-homossexual/
--que sabemos sobre a bíblia.vol 7,Ariel Alvarez Valdes –editora santuário
--biblia ediçao ave Maria
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

17 comentários:

  1. canaã era filho de cam que era filho de noé?

    ResponderExcluir
  2. faz sentido a relação com a propria mãe

    ResponderExcluir
  3. Realmente faz sentido, só RIR por NOÉ estar bêbado, NÃO seria suficiente para uma maldição.
    E no livro de JASAR tem uma outra situação também TENEBROSA que os outros filhos tiveram que cobrir o pai.
    Esse TROÇO nessa familia parece ser comum, com a irmã NÃO pode mais, com a SOBRINHA pode ??? E no próprio PAPEL inspirado, tem a 'h'istória de RUBEM que deu um TAPA na mulher do pai.
    Eu TÔ falando, esse PAPEL inspirado . . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tem muitos como você que leem e não conseguem entender as Escrituras Sagradas. As páginas da Bíblia narram a história dos povos da antiguidade sem omitir seus erros e acertos, seus pecados e as consequências resultantes. A confusão mais comum é que muitos acham que tudo que está escrito Nela é a vontade de Deus, isto é, os ignorantes pensam que, se está escrito na Bíblia é mandamento ou ordenança divina. Como exemplo disso temos o caso incestuoso das filhas de Ló, onde já vi até pregadores cometerem o erro de julgar que o episódio foi ordenado pelo Senhor. Mas como está escrito: "Errais por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus" (Mateus 22:29).
      Que o Senhor Deus te ilumine e te abençoe para que possas compreender as Escrituras e o Seu poder.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Considerações Contextuais e Linguísticas: O que, muitas vezes, é esquecido é o fato de que a frase “descobrir a nudez” não é encontrada em Gênesis 9:18-27. O que encontramos é um Noé bêbado, que, depois de ficar inconsciente, tirou a roupa, achando-se “nu dentro de sua tenda” (verso 21). Segundo o dicionário hebraico, o verbo "galah", nesse caso em particular, significa “expor-se a si mesmo”. Nada no contexto sugere que Cam descobriu seu pai. Essa frase, portanto, não deveria ser importada para essa história para esclarecer o pecado de Cam. Isso torna praticamente improvável a sugestão de incesto. Segundo, o significado da frase “ver a nudez” deveria ser determinado pelo contexto imediato. Em Levítico a expressão: "descobrir a nudez"; refere-se a uma relação heterossexual, nunca relações homossexuais, então isto elimina a suposição de que Cam tenha violado o seu pai. Na narrativa, o verbo “ver” é entendido no sentido literal. É dito que Noé estava nu e Cam o viu. É dito, ainda, que seus dois irmãos tomaram precaução para não ver a nudez do pai. Eles tomaram “uma capa, e puseram-na sobre os ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai” (verso 23). O texto acrescenta: “tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai”. É impossível argumentar que o verbo “ver” seja usado em sentido figurado. Os irmãos fizeram tudo que podiam para evitar ver o que Cam havia visto. Esse é o sentido básico do texto e não apóia qualquer outra interpretação. Fonte: portuguese.adventistworld.org

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O QUINTO MANDAMENTO.
    Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”
    Deus mandou que o povo de Israel HONRASSE seus pais e mães, mas o que significa “honra teu pai e tua mãe”? Aqui está como um comentarista define isto: “Esse era um plano ordenado por Deus, escrito com sua própria mão, e foi entregue por Moisés a eles (Israel); era de natureza moral, e de obrigação eterna, deve ser entendido, não simplesmente como uma elevada estima que os filhos deveriam ter em relação aos seus pais, ou o uso de uma linguagem e gestos respeitosos diante deles, nem apenas como uma alegre obediência a ser cedida; mas também de honrá-los em sua substância, isto é, alimentação, vestimenta, suprindo-os nas suas necessidades quando eles estivessem necessitados; um serviço razoável por todo o cuidado, despesa e problemas que os pais sofreram pelos filhos neste mundo” (Exposição de toda a Bíblia de John Gill, Dr. John Gill 1690-1771).
    Deuteronômio 5:16 “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias [promessa 1], e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus [promessa 2].”
    Paulo repete o mandamento em Efésios 6:2-3: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”
    Paulo diz que esse é o “primeiro mandamento com promessa”. O primeiro mandamento que Deus deu e que continha uma promessa era o de honrar nossos pais! É realmente uma grande promessa! Você viverá muito tempo sobre a terra e te irá bem! Se você quer ter vida longa sobre a terra, se você quer viver bem, eis aqui a receita: "honre seus pais", e isso vai acontecer!
    Marcos 7:10 “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.” O verbo “maldizer” aqui é o verbo grego “kakologeo” que significa “falar mal”. Quem quer que falasse mal contra seu pai ou mãe era condenado à morte.
    Hoje é tão comum não honrar pai e mãe que as pessoas acham um absurdo a maldição de Noé lançada na descendência de Cam por sua irreverência. Na verdade o que Noé fez foi somente uma afirmação profética de um mandamento que ainda estava nas entranhas de Deus: UM MANDAMENTO COM PROMESSA. Fonte: Site Verdades Bíblicas.

    ResponderExcluir
  14. errado quando a biblia se refere a sexo escreve deitar levitico 18.20
    levitico 18.23

    ResponderExcluir