domingo, 5 de junho de 2011

Quando nasceu a igreja católica?

inicio da igreja catolica.




Antiguidade

A historia da igreja católica começa com Jesus Cristo, que através de suas obras e palavras reuniu seus apóstolos, discípulos  e seguidores á comunhão e profissão de fé,os quatro autores do evangelho deu testemunho de Jesus com varias diferenças nos detalhes ,mas todos colocam Jesus como base de sua fé.
Essa fé dos discípulos não separou Jesus da historia de Israel,pois é nela que se compreende a missão de Jesus Cristo.(1)
A sua História remonta a Jesus Cristo e ao Apóstolo Pedro, a quem, segundo a doutrina católica, Cristo prometeu o Primado da Igreja fundada por Ele: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Jesus entregou a São Pedro a autoridade suprema da Igreja: "Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus" (cf. Mt 16, 17-20), fato confirmado por Jesus depois da sua ressurreição: "Apascenta os meus cordeiros" (cf. Jo. 21, 15-17). (2)
O que garantiu a unidade da igreja católica, sua continuidade ate hoje ,de maneira ininterrupta,conservando intacto o “deposito da fé”,que recebeu do senhor é a sua apostolicidade ;isto é ,a sucessão apostólica(3)
A igreja é sucessora de Israel. O povo Israel era a posteridade das doze tribos de Jacó, que Deus chamou de Israel, da mesma forma a igreja é posteridade dos doze apóstolos (3) (ver Mt19,28)








(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Igreja_Cat%C3%B3lica
(2)historia da igreja católica-varios autores-traduçao :Fredericus Stein,edições Loyola,pg 7
(3)escola da fé III o sagrado magistério,Ed cleofas,pg12

Nenhum comentário:

Postar um comentário