domingo, 5 de junho de 2011

A historia da igreja

igreja primitiva


História da Igreja
A historia da igreja começa com o nascimento de Jesus Cristo, seu nascimento, vida, morte e ressurreição muda para sempre a historia do mundo:
A vinda de Jesus já era esperada pelos judeus;eles esperavam o “messias”,por isso
A historia de da igreja esta ligada ao povo de Israel "Na plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho ao mundo nascido de uma mulher..." (Gl 4,4)
Jesus tinha na Galiléia um importante grupo de seguidores (conf. Marcos 14,28; 16,7);mas é Jerusalém que se transforma no centro do novo movimento,foi em Jerusalém que os apóstolos se reuniram para dar continuidade à missão de Jesus.
Em pentecostes (at 2,1-13) a igreja se apresenta ao povo,Pedro com sua pregação ajunta-se para a igreja novos seguidores (At2,37-42);os números aqui não pretendem dar uma exatidão mas são para mostrar a ação de Deus no meio do povo (At 4,4).Israel foi o primeiro povo a receber o anuncio de que Jesus era o Messias.
Os primeiros cristãos continuavam ainda ligados a Israel, permaneciam ligados a lei de Moises e ao templo, não havia ruptura.o culto religioso da igreja primitiva como exemplo o batismo como rito de iniciação (At 2,38; Mc 16,16) mostram uma dependência da tradição judaica; era ´´ no  partir do pão’’ que no judaísmo o pai de família começava a refeição; agora esse gesto indicava a celebração de uma refeição pelos fieis com sentido ‘eucarístico’ – ‘o pão que partimos não é a comunhão do corpo de cristo?’(1 cor 16,22),os fieis se reuniam nas casas ,leituras da bíblia,salmos e orações eram feitos criando o esquema básico da liturgia da igreja.
A multidão dos que haviam abraçado a Fé tinha um só coração e uma só alma (At 4,32).os apóstolos liderados por Pedro,exerciam poder de chefia na comunidade primitiva,Pedro tomou a frente em varias decisões da igreja primitiva (At 1,15-26) (At 2,14-41) (At 10,1-11,18);com a evolução da igreja as autoridades judaicas começaram a se preocupar,de inicio só medidas de contenção contra os apóstolos (At 4,1-22) (At 5,17-42), Herodes Agripa I(37-44) mandou decapitar Tiago,o filho de Zebedeu e também prender Pedro.
Quando decisões importantes precisavam ser tomadas a comunidade inteira era ouvida (At6,2-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário