sábado, 16 de julho de 2011

BIBLIAS CATOLICAS E PROTESTANTES

Qual a diferença entre as Bíblias católicas e as Bíblias protestantes?


O caminho para chegar a uma definição sobre quais seriam os livros inspirados por Deus foi muito longo e cheio de dificuldades.Por trás dessas decisões há séculos de estudos e debates. Resultado disso é este: o Antigo Testamento das Bíblias católicas tem 7 livros a mais do que o Antigo Testamento das Bíblias protestantes.
Já falamos sobre as línguas em que a Bíblia foi escrita. Todo o Novo Testamento foi escrito em grego. E sobre isso não há disputa. O mesmo não acontece em relação ao Antigo Testamento. Os protestantes e os judeus admitem somente o hebraico (e o aramaico) como a língua "oficial" do Antigo Testamento, ao passo que os católicos aceitam também o grego como língua para os livros do Antigo Testamento.Como resultado, as Bíblias católicas têm 7 livros a mais do que as Bíblias protestantes, todos no Antigo Testamento: Baruc, Eclesiástico (também chamado de Sirácida ou Ben Sirac), Sabedoria,Tobias, Judite, primeiro e segundo livro dos Macabeus. Esses livros chegaram até nós escritos em grego, e as Bíblias católicas os têm como sagrados. Os especialistas católicos chamam esses 7 livros de "deuterocanônicos", isto é, aprovados num "segundo cânon". Os protestantes os chamam de "apócrifos".
Alem disso, existem outras diferenças menores. Por exemplo: nos livros de Daniel e de Ester, existem nas Bíblias católicas alguns trechos a mais do que nas Bíblias protestantes. A razão é a mesma. O que está "a mais" é porque chegou a nós escrito em grego. As Bíblias mais recentes costumam pôr esses textos em tipos diferentes (italico).












Fonte :Tire as suas duvidas sobre biblia 159 respostas esclarecedoras-Jose Bortolini 3°ediçao Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário